No dia em que é relembrado o lançamento de O Livro dos Espíritos (18 de abril de 1857), também é comemorado o Dia do Livro Espírita, uma excelente oportunidade de refletirmos sobre o papel esclarecedor, instrutivo e conscientizador do Espiritismo. Muitos corações aflitos, mentes inquietas e sedentas de conhecimento já foram, são e serão beneficiados pelo vasto manancial de informações provenientes da doutrina consoladora.
Para comemorar esta data, lembramos as fontes de livros espíritas da FEPI: a Livraria Ramiro Gama e a Biblioteca Emmanuel, que funcionam na sede da instituição para oferecer aos interessados o acesso à literatura espírita. São centenas de publicações à disposição, tanto para compra como para empréstimo ou consulta, incluindo, além de livros, revistas, jornais, CD's e DVD's.
Segundo Glória Benício, a conhecida Dona Glória, tanto na livraria como na biblioteca são encontrados títulos espíritas para públicos de todas as idades e de diversas áreas de interesse (mensagens, romance, filosofia, mediúnidade, ciências...), além das Obras Básicas da codificação.
A livraria está aberta ao público de segunda-feira a sábado, no horário comercial, enquanto a biblioteca, sob os cuidados de Suely Lima, funciona no período da tarde.