O seminário os "Caminhos da Dependência Química", ocorrido durante os dias 28 e 29 de setembro, no novo auditório da FEPI, trouxe importantes reflexões sobre este grave problema, analisando suas consequências sociais, econômicas, biológicas e espirituais à luz do conhecimento espírita, contribuindo, substancialmente, para o seu enfrentamento.
Além de oferecer subsídios para que o dependente encontre meios de vencer o vício, o seminário trouxe importantes contribuições para que a família possa ajudar o doente a superar a dependência, a qual dificilmente é vencida sem o apoio afetivo, sem tolerância e a persistência das pessoas próximas aos viciados.
A abertura foi feita pela diretora do Departamento de Atendimento Espiritual, Vânia Reis, organizadora do evento, que falou sobre a realidade do preconceito contra o dependente. Em seguida, o conferencista Rener Leite, de Minas Gerais, desenvolveu o conteúdo do seminário, baseado na sua experiência de mais de duas décadas de auxílio aos dependentes.
O público presente, que lotou as novas instalações do auditório Chico Xavier, acompanhou atentamente as reflexões do seminário, mostrando total interesse pelo tema, bem como o desejo de contribuir para minimizar a problemática da dependência química.
A participação artística ficou por conta do Grupo Arte e Evolução e da dupla Neto Pimentel e Denise de Morais.