Na manhã do dia 2 de fevereiro, domingo, no Auditório Chico Xavier, da Federação Espírita Piauiense, ocorreu a primeira reunião do Conselho Federativo Estadual (CFE), conforme estabelece o estatuto em vigor e o regimento interno do respectivo Conselho. O presidente da Casa Máter do Espiritismo no Piauí convidou, para participar da reunião, os demais membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal, a Diretora do Núcleo de Atividades Internas (NAI), as Diretorias Departamentais e Coordenadorias Internas de Áreas da FEPI, os centros não adesos, a representação da Cruzada dos Militares Espíritas, a Associação Médico Espírita do Piauí, o Instituto de Cultura Espírita do Piauí (ICEPI) e o pessoal da Arte Espírita.
Após a composição da mesa dos trabalhos, o secretário do CFE, Aristeu Tupinambá, desejou boas vindas e leu uma mensagem do médium João Braga. Em seguida, passou a direção dos trabalhos para José Lucimar, que convidou Guana Quelemes para fazer a prece inicial.
Seguindo a roteiro da pauta, coube ao presidente da FEPI fazer o relato da reunião do Conselho Federativo Nacional (CFN) realizado em Brasília, em novembro de 2013. Logo após, a profª Rosa Araújo discorreu sobre os ítens do Plano de Trabalho da FEPI para 2014 que, após colher contribuições do plenário, foi aprovado pelos presidentes dos centros espíritas adesos.
Ornálio Monteiro, 1º Vice-Presidente da FEPI, abordou, de forma sintética, como se encontra a preparação para o 7º Congresso Espírita do Piauí, previsto para 2015. Já confirmaram participação os seguintes palestrantes: João Pinto Rabelo da FEB, Sandra Borba (RN) Elizabeth Barbieri (RS).
Ao final, foi dada a palavra para Osmarina Pires do Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita, Mairla Telles do Departamento de Estudo do Espiritismo, Guana do Grupo de Arte e Anchieta do Grupo de Teatro “FACES”. A prece final foi realizada por Jesus Silva, 3ª Vice da Federação.