A União Municipal Espírita de Parnaíba (UME) está realizando a XXIV Semana Espírita Humberto de Campos que teve início na noite de segunda-feira (21) no auditório da UESPI.
Samuel Aguiar, presidente da UME, falou da reforma íntima a exemplo da atuação de Humberto de Campos neste mundo e em sua atividade espiritual. E congratulou os nove centros espíritas de Parnaíba.
As atividades começaram com a palestra de abertura: “Humberto de Campos - O Homem”, proferida por Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos, presidente da Academia Parnaibana de Letras (APAL). Ele destacou quem foi Humberto de Campos como humanista e escritor. O valor literário profundo da obra de Humberto de Campos Veras, evidenciada por Antônio de Pádua que enfatizou que é fã do escritor e tem 40 de suas obras.
O presidente da APAL contou a biografia de Humberto de Campos e que no momento tem 127 anos desde que nasceu. Segundo Pádua, em sua obra, Humberto disse que em Parnaíba foi feliz e não sabia. Este tinha viajado para Belém do Pará, onde foi jornalista e tinha facilidade de emprego por sua escrita, bem como repercussão nos principais jornais do país através de suas crônicas que eram as mais lidas do Brasil, segundo Drummond de Andrade.
Citou a aquisição do memorial Humberto de Campos por R$ 35 mil, valor considerado bem em conta diante do valor patrimonial. Ele citou o texto “Um Amigo de Infância” relacionado ao cajueiro a quem Campos registrou saudosas lembranças da infância e a necessidade de seguir com destino à própria sobrevivência.
Fonte: Proparnaiba.com