Palavra de origem grega, formada a partir dos vocábulos: Tanathos - deus da morte e Logia – ciência, a Tanatologia é a parte da medicina que trata do inevitável e intangível momento do fim para todo ser vivo. O tema vem sendo cada vez mais estudado por profissionais da área da saúde, treinados para curar, mas nem sempre para lidar com a morte.
Um dos maiores estudiosos do assunto no Brasil, o geriatra Franklin Santana Santos, professor visitante da Faculdade de Medicina da USP, chega a afirmar que os médicos têm medo da morte, um sentimento que é comum também na sociedade em geral. Para falar mais sobre o assunto, ele estará em Teresina entre os dias 30 de março e 01 de abril ministrando o Seminário Educação para a vida e para a morte – Uma visão plural e interdisciplinar.
O evento, aberto ao público, está sendo promovido pela Associação Cantinho de Luz Fabiano de Cristo em parceria com a Federação Espírita Piauiense, onde acontece a palestra de abertura do Seminário, a partir das 19h30 do dia 30, uma sexta-feira. A programação segue até domingo, com palestras também na sede do Fabiano de Cristo, localizado à Avenida Barão de Castelo Branco, 1440.
Com alunos que fazem pós-graduação em Tanatologia e Cuidados Paliativos à distância no Piauí, Franklin Santana diz que a expectativa para o evento é das melhores. “Estou bem entusiasmado, pois será mais uma semente a ser lançada na questão da educação para a vida e para a morte. Eu sempre procuro falar de maneira plural e interdisciplinar sobre esse tema. Temos psicólogos, médicos e enfermeiros entre os nossos alunos piauienses e espero conhecê-los”, frisou.
Tendo estudado saúde e espiritualidade na Duke University, Estados Unidos, o geriatra é defensor da discussão sobre a morte e o morrer desde a infância. “O mesmo medo e dificuldade que permeia a sociedade como um todo, atinge os estudantes e profissionais da saúde. Os entraves são de ordem múltipla: técnica, filosófica, religiosa, afetiva, etc. Só um processo educativo pode mudar essa realidade, começando desde a infância”, enfatiza.
Franklin Santana é também membro da Associação Médico-Espírita Brasileira e irá abordar, durante o Seminário, além do tema central, outras questões como “É possível investigar cientificamente a sobrevivência após a morte?”, “Dialogando sobre a vida e a morte com mestres educadores: Jesus, Comennius e Kardec”, “Trabalhando a temática da morte com crianças” e “Aplicações clínicas da espiritualidade na saúde”. Também haverá oportunidade para diálogo com os participantes, que são convidados a contribuir com um quilo de alimento não-perecível.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (86) 8814-7820/8817-9784/9407-9086.
Confira a programação abaixo:
Dia 30 de março (sexta –feira), de 19 :20 às 21:00hs: ABERTURA
Tema: Educação para a vida e para a morte – Uma visão plural e interdisciplinar.
Local: Federação Espírita Piauiense(FEPI).
SEMINÁRIO CIENTÍFICO ESPIRITUAL
Dia 31 de março (sábado – tarde), de 14:30 às 17:30
Tema: É possível investigar cientificamente a sobrevivência após a morte?
Local: S.E. “Cantinho deLuz Fabiano de Cristo”.
Av. Barão de castelo Branco 1440, Sul.
(Sábado – noite) de 19:30 às 21:00hs.
Tema: Dialogando sobre a vida e a morte com mestres educadores: Jesus, Comennius e Kardec.
Local: S.E. “Cantinho deLuz Fabiano de Cristo”.
Dia 1 de abril (Domingo – manhã), de 9:30 às 10:30
Tema: Trabalhando a temática da morte com crianças;
11:00 às 12:00hs
Tema: Resumo das palestras e do seminário: Diálogo com os participantes (Pinga fogo).
Local: S.E. “Cantinho deLuz Fabiano de Cristo”.
Dia 1 de abril (Domingo – noite), de 18:00 às 19:00hs.
Palestra Pública
Tema: Aplicações clínicas da espiritualidade na saúde.
Local: Federação Espírita Piauiense(FEPI).
Entrada: 1 kg de alimento não perecível (opcional)